" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
O Poder da Intercessão - Tim Crosby
Imagina alguém que levou um barco à vela para o alto-mar com as  enroladas e guardadas.Tal pescador estaria fazendo um trabalho desnecessário,certo?Pergunto-me se às vezes não estamos gastanto muita energia remando em círculos quando tudo o que precisamos fazer é alinhar as velas para receber o vento.
Há vários anos,o capitão Dennis Conner recuperou o título da corrida de iates da Copa das Amricas.Foi histórico.Aqueles que assitiram pela televisão vão lembrar-se dos marinheiros esforçando-se ao máximo.Mas eles estavam remando o barco e fornecendo força?É claro que não.O poder estava ciruclando livremente ao redor deles.A tarefa era alinhar a vela com toda a força para o melhor aproveitamento do vento.
Como o vento,o Espírito de Deus move-se de maneiras misteriosas.Algumas vezes o barco da fé fica inerte na água- o Espírito Santo não está se movendo.Então uma birsa inesperada é enviada e o move por sobre as ondas.Deus tem Sua maneira de agir.O Espírito Santo é soberano e move-se inesperadamente.Mas Ele Se move em resposta à oração.Os grandiosos atos de Deus não são planejados,organizados ou anunciados,eles são desencadeados quando alguém ora.
a história está repeleta de orações que fizeram a diferença.Permita-me contar uma que está fora da esfera Adventista do Sétimo Dia .Hudson Taylor foi um jovem voluntarioso que tinha uma mãe e uma irmã de oração.Certo dia sua mãe prometeu orar continuamente pela conversão dele.Após um mês,Hudson estava concentrado na leitura de um livro quando seus olhos foram atraídos para a frase "o fim do trabalho de Deus".Isto chamou sua atenção e tocou seu coração.Naquele momento o Espírito Santo deu a notícia a sua mãe de que suas preces haviam sido respondidas.Hudson taylor tornou-se conhecido como um dos pioneiros das missões modernas.ele dedicou sua vida à China e fez da oração a base de seu ministério.Mais tarde,quando o ministério que tinha estabelecido precisava de novos trabalhadores,ele mandou um telegrama a todos os cristãos de Londres que dizia:"
Orando por novos trabalhadores em 1887".Quatro anos antes ele havia orado por 70 novos funcionários durante um período de três anos,e Deus atendeu à oração enviando 100 em apenas um ano,algo sem precedentes.Hudson também orou por 50 dólares de renda extra sem solicitação.E mais,ele também orou para que as doações viessem em largas quantias de dinheiro.
E o que realmente aconteceu em 1887?Seiscentos homens e mulheres dedicaram sua vidas a servir como missionários,dos quais 102 foram selecionados para a obra na China.Além disso,55 dólares de renda extra vieram sem qualquer espécie de apelo de onze pontos de origem.
Não digo que tudo foi como um vento suave para Taylor.Oração nem sempre previne a dor ou perdas temporais.Durante a revolução Boxer,muitos dos convertidos de Taylor,que tinham se tornado obreiros na causa,foram massacrados e missões foram queimadas - apesar das orações.
Depois da morte de Hudson Taylor,um  homem com o nome de D. E. Hoste o substituiu.Ele escreveu um livro intitulado Behind The Ranges (...).Ele estava tentando analisar um problema que percebeu enquanto trabalha em d uas vilas na China.As pessoas,com quem trabalhava e orava não estavam bem espiritualmente.Mas na outra vila,os cristãos estavam indo bem!Então,ele comoçou a perguntar a Deus o que estava acontecendo.Como aquelas pessoas que estavam à distância poderiam estar melhor espiritualmente do que aquelas com quem ele vivia e trabalhava?
O Senhor o impressionou a ver que embora ele gastasse muito tempo aconselhando,pregando e ensinando com aqueles com quem vivia,ele gastava muito mais tempo em oração por aqueles à distância.Ele concluiu que havia quatro elementos básicos em fazer discípulos: 1°"oração,2° oração,3° oração,4° Bíblia.Nessa ordem e proporção.
A oração também funcionou na América,como está ilustrada na história do reavivamento de 1858,contada pelo Dr. J. Edwin Orr.Um homem de oração chamado Jeremias Lamphier decidiu começar um grupo de oração na sala de cima do edifício da Igreja Holandesa Reformada do norte em manhattann.Ele distribuiu folhetos convidando pessoas a juntarem-se a este grupo de oração.Da população de um milhão de habitantes compareceram apenas 6 pessoas.Na semana seguitne 14,depois 23,e então,o grupo resolveu reunir-se todos os dias para orar.Logo,o salão ficou cheio,depois a igreja Metodista na John Street,e então a Episcopal da trindade na esquina da Wall Street com a Broadway.
Em fevereiro de 1858,a igreja estava completamente cheia.Morase Greeley,o famoso editor,enviou um repórter com um cavalo e um microfone escondido para ver quantos estavam pregando.Em uma hora ele detectou apenas 12 encontros,mas contou 6.100 pessoas.
Então o movimento de oração começou a explodir,dez mil pessoas convertidas em Nova Iorque.O movimento espalhou-se pa Nova Inglaterra,onde os sinos da igreja traziam pessoas para orar às 8h da manhã,ao meio dia e às 18h.Cerca de um a dois milhões de pessoas numa população de 30 milhões fora, convertidas naquele país.
Quando o reavivamento alcançou Chicago,o jovem sapateiro veio à igreja e perguntou se podia ensinar em uma classe de estudo semanal da Bíblia.O diretor disse:
"Desculpe-me,eu já tenho 16 professores,mas vou colocá-lo na lista de espera."O jovem disse:
- "Eu quero fazer algo agora!"
- "Bem,inicie uma classe."
- "Como posso iniciar uma?"
-"Trabalhe com alguns garotos.Traga-os aqui e essa será a sua classe."
O jovem reuniu um grupo de meninos em uma praia no lago Michigan e os ensinou versos da Bíblia e jogos bíblicos.Então os levou para a igreja.Seu nome era Dwight L. Moody.Esse foi o começo de seu ministério,que durou 40 anos.
Anos depois,Moody,agora como evangelista renomado,estava em Londres,enquanto uma nova igreja estava sendo construída em Chicago.Estava determinado a não pregar,mas um pastor insistiu com ele.Depois de pregar no domindo de manhã,gentilmente disse que voltaria à noite.Mencionou que nunca havia tido uma experiência tão difício em toda a vida ao pregar.A igreja estava absolutamente fria e morta,sem um traço de mudança do Espírito de Deus.Contudo,naquela noite houve uma mudança extraordinária.A igreja estava abarrotada e o lugar estava quente e alegre com o Espírito Santo.Moody disse:"Os poderes de um mundo invisível desceram sobre o auditório".Ele ficou impressionado ao fazer um chamado,contrário aos seus planos,e ver 500 pessoas irem à frente.Ele as mandou sentar de volta,pensando que elas haviam entendido errado,e então fez o apelo novamente.O mesmo grupo avançou outra vez.Um reavivamento maior começou naquela igreja e vizinhan1a.Cnetenas de vidas foram transformadas.
O que fez a diferença naquela noite?Um dos membros da igreja tinha vindo do culto matutitno para o ugar onde lea e sua irã,que não podia andar,moravam.Quando ela contou a sua irmã,que um visitante de nome Dwight L. Moody havia pregado,sua irã empalideceu e disse:"Eu li sobre ele há algum tempo em um  jornal americano,e eu tenho orado a Deus para enviá-lo a Londres para nossa igreja.Se eu soubesse que ele pregaria esta manhã,teria deixado de tomar o desjejum e oraria por ele enquanto pregasse.Agora irã,deixe-me sozinha e feche a porta,ficarei sem jantar,não importa quem me procure,não poderei atender.Vou orar por toda a tarde e noite."Esse foi o segredo do poder de Moody em Londres.alguém intercedeu pelo derramamento do Espírito.
A oração também provou ser extremamente importante para a missão dos Adventistas do Sétimo Dia.Maxwell,enquanto estava pastoreando no sudeste da Califórnia,descobriu o plano de dar a cada um de seus membros um pequeno livro de bolso para manter uma ativa lista de cinco nomes.Este livrinhos tinham uma página para cada pessoa,com espço para vários fatos sobre sua vida pessoal.O pastor Maxwell pediu a esses membros para guardar este livrinho e orar por estes nomes todos os dias.Ele descobriu que a cada 18 meses,em média,poderia batizar uma pessoa entre cinco.
Loren Nelson foi chamado para ser pastor em Cottage Grove,Oregon,em 1973.Ele acreditou no poder da oração,e então pediu a seus membros para listar todos seus amigos que gostariam de ver batizados,para que os colocassem na sua lista de oração pessoal.A unica condição solicitada era que os membros fossem nas casas destas pessoas,e se aproximassem delas em amizade.Loren fez um alista com 86 nomes e começou a visitar e orar.Três nos depois Lorem foi chamado par aum novo distrito.Antes de ir embora,ele centralizou sua atenção no primeiro noem da lista.Este homem nunca havia sido batizado.Loren discutiu a questão com seu primeiro ancão,que se propôs a orar por toda a noite.No dia seguinte este homem tomou a decisão,foi batizado e se tornou o novo ancião daquela igreja.E quanto aos 85 nomes da lista? O trabalho fervoroso resultou no batismo de 86 pessoas em três anos!
Dr. Davd Y. Cho descobriu o poder da oração como um jovem pastor de uma congregação carismática.Ele estava pastoreando um igreja na Coria de 3.000 cristãos,quando ele anunciou que Deus o estava chamando para investir mais tempo com Ele em oração.Alguns membros o apoiaram para gastar quatrou ou cinco horas em oração.Outros membros da liderança não concordaram com suas prioridades e o abandonaram.Logo a igreja começou a crescer e alcançoui aproximadamente 800 mil membros -  tornou-se a maior igreja local do mundo.
Ele foi interrogado acerca do segredo de tão grande sucesso.Aqui estão os três elementos do crescimento de acordo com o pastor da maior igreja do planeta: 1° oração,2° oração,3° oração.Há uma grande diferença na igreja na América e da igreja da Coréia diz D. Cho:"A igreja da América possui muitos projetos,mas pouca oração,a igreja na Coréia possui muita oração e poucos projetos."
Mais de 800 mil membros;um jornal cristão com uma circulação de mais de um milhão de cópias;800 missionários ao redor no mundo e uma grande universidade.Como ele encontra tempo para orar por várias horas durante o dia?A resposta,claro,é que seria impossível fazer todas estas coisas sem orar por várias horas todos so dias.Aqui está uma das mais empolgantes descobertas:ninguém perde tempo por orar;ao contrário,só ganha.Por quê?Porque em um momento Deus pode resolver problemas que levariam meses para serem resolvidos por nós.Ele descobriu que as ideias mais criativas vêm quando invetimos tempo com Deus em oração.Aqueles que tagarelam um oração três minutos de manhã,estão perdendo algumas das melhores ideias em sua carreira.Orações feitas de coração funcionam",garante Cho.
Ele diz que quando sua igreja alcançou 300 mil membros,um pastor de uma igrejs de 3.000 membros o visitou.Ele disse:"Dr. Cho,preciso entender algo.Sou um pastor coreano como o senhor o é,mas você tem 300 mil membros,então algo não está claro par amim."
Então o pastor,sem nenhuma arrogância,começou a comparar a sua formação com a do Dr. Cho. - "Eu me preparei na América,enquanto você estudou em uma escola bíblica aqui na Coréia.Além disso,tenho comparado as gravações dos seus sermões com os meus sermões.Penso que prego melhores sermões.Agora o que eu não entendo é por que eu prego melhor,e só tenho três mil membros,enquanto você tem 300 mil."
O Dr. Cho respondeu: -"você ora?"
- "Oh sim",disse o ministro.
- "Quanto?"
Ele respondeu: - "Eu oro 30 minutos diariamente.
após uma pausa,esse ministro perguntou ao Dr. Cho:' "E quanto tempo você ora?"
A resposta foi: -"Algo em torno de uma a três horas por dia."Então,com um sorriso completou" - "A diferença entre 30 minutos e 3 horas é a diferença entre 3 mil e 300 mil."
A igreja de Cho não é a umica que prioriza a oração naquele país.Toda Coréia do Sul está inflamada pela oração.É claro que existem fatores sociológicos.Por décas,tem-se enfrentado a perspectiva de invasão pela Coréia do Norte.Paz e abundância geralmente levam à satisfação,mas o perigo dirige homens e mulheres para Deus.Por isso os cristãos na Coréia são os campões da oração.
Dr. Peter Wagner visitou uma igreja na Coréia.Ele foi convidado para visitar a reunião de oração de manhã cedo.A igreja se dispôs a se encontrar às 5h da manhã para uma hora de oração.Nesta manhã em particular havia uma tempestade terrível,e o Dr. Wagner suspeitou que poucos estariam presentes.Imagine sua surpresa ao encontrar 4.000 pessoas preenchendo cada cadeira daquele auditório na pior manhã do ano.
Como resultado de toda oração,coisas notáveis aconteceram na Coréia.Um capelão que foi transferido da Alemanha para a Coréia,descobriu que os mesmos sermões que atraíram poucoas respostas na Alemanha,atraìram multidões e mudou vidas na Coréia.
Acredito que os adventistas não têm ainda enfatizado a oração no cumprimento da missão.Estamos no Grande Conflito.Em tempo de guerra é importante conhecer bem nossas armas.Frequentemente pensamos que a oração é uma arma defensiva.Alguma coisa para nos proteger do mal.Mas oração é mais que uma mera arma defensiva.É uma arma ofensiva,para ser usada contra o império das trevas.Nossas armas,disse Paulo,não são as armas do mundo.Ao contrário,ele insiste que elas possuem divino poder para destruir fortalezas ( II Coríntios 10:4).Nenhuma bomba de mil magatons pode atingir as fortalezas que buscamos destruir.Nós temos algo mais forte,tão forte que Cristo assegurou que as portas do inferno não prevalecerão (Mateus 16:18).
Suspeito que muitas pessoas tomam este fato para explicar que os portões do inferno estão atacando a igreja.Mas portões não atacam.O que o verso diz é que os portões do inferno não são capazes de resistir.É a igreja que ataca - ou supõe-se que seja.Então com um apromessa como esta,por que não lutamos de joelhos para resgatar aqueles que estão sequestrados no reino da escuridão e trazê-los ao reino da luz?
As orações de Daniel persistiram durante três semanas de combate entre o Príncipe de luz e o príncipe da escuridão,que controlava a Pérsia (Daniel 10).Como resultado,Gabriel venceu porque Daniel jejuou e orou por três semanas.A persistente intercessão de Daniel com Deus ajudou a determinar o destino de sua nação.
O ponto final destas histórias é que o poder de Deus é derramado sobre uma nação ou em uma igreja quando um pequeno grupo de pessoas se ajunta para fazer da oração uma prioridade em suas vidas.Por que não receber esse PODER  agora mesmo?

Nota:Extraído do site www.missaourbana.net
Traduzido por Emílio Abdala
Revistas
Reavivamento Agora